Mapeamento de atividade e potencialidades da extensão tecnológica para serem implementadas nos cursos do campus ICEA/João Monlevade

Este documento apresenta um projeto para mapeamento de atividades e potencialidades da extensão tecnológica a serem desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Manufatura, Operações e Processos (LEMOP) presente no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) da Universidade Federal de Ouro Preto, em João Monlevade/MG. Este laboratório é um espaço onde os alunos podem desenvolver habilidades de ensino, pesquisa e extensão com o apoio dos professores, enriquecendo a qualidade do aprendizado por meio de experiências concretas. Adicionalmente, desenvolve um ambiente colaborativo, permitindo que professores, técnicos administrativos e alunos trabalhem em conjunto para pensar e encontrar soluções no contexto econômico e social pelo qual está inserido, desempenhando um papel importante no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos da educação superior no contexto tecnológico. A curricularização da extensão, estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. Diante deste atual contexto, os cursos do ICEA precisarão estar preparados para atender a estas novas demandas na curricularização da extensão, para proporcionar aos alunos uma formação mais ampla em atividades extensionistas. Desta forma, o mapeamento de atividades que o LEMOP poderá desenvolver no contexto da Tecnologia contribuirá para o cumprimento da curricularização da extensão, formação dos alunos em ações extensionistas e para o contexto econômico e social na região do Médio Piracicaba.

Coordenador Docente: RAFAEL LUCAS MACHADO PINTO

E-mail: rafaellucas@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO – ICEA (DEENP)

Endereço: R. Trinta e Seis, 115 – Loanda, João Monlevade – MG, 35931-008