Língua e Cultura Chinesas no Processo de Internacionalização da UFOP

O projeto de extensão intitulado Língua e Cultura Chinesas no Brasil no processo de internacionalização da UFOP, ligado ao programa intersetorial CLIC, coordenado pela Profa. Dra. Viviane Raposo Pimenta (DELET/ICHS/UFOP), tem como objetivo permitir um espaço cultural e pedagógico interativo, remoto e presencial, para que professores e palestrantes (nacionais e internacionais) especializados em Língua e Cultura Chinesas possam ofertar às comunidades interna (alunos e servidores da UFOP) e também externa interessada processos de formação em língua e cultura chinesa que permitam desenvolver e fortalecer as quatro habilidades linguísticas: escuta, fala, leitura e escrita. Além do objetivo principal de promover a proficiência em mandarim, a oferta dessa ação de extensão visa também integrar conhecimentos teóricos e práticos, não somente por meio de aulas (remotas e presenciais), mas também através de leituras, discussões, oficinas e interações pedagógicas em que os integrantes do mesmo possam ampliar sua capacidade reflexiva e crítica. A oferta do projeto se justifica, ainda, pela responsabilidade social que assume no que tange a integração entre a UFOP e comunidade local, e pelas contribuições que pretende dar para as pesquisas nas áreas das artes, ciências humanas, filosofia e letras. Quanto à parceria com a China, é importante ressaltar que em maio de 2021 a UFOP assinou seu primeiro acordo de cooperação com uma instituição chinesa, qual seja: Hebei Geo University (HGU). Em função de tal acordo, a UFOP oferta gratuitamente, há mais de 2 anos, cursos de língua e cultura chinesa para toda a comunidade acadêmica. Além disso, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está, neste momento, em diálogo com os parceiros chineses a fim de tratar da elaboração de uma proposta de duplo diploma entre o curso de Sistemas de Informação da UFOP e o curso de Ciência da Informação e Computação, da Hebei Geo University. Destacamos que a China é o principal parceiro comercial dos Brasil desde o ano de 2009, logo, a relação educacional com a este país é extremamente estratégica não só para a UFOP como para todas as universidades brasileiras. Tal argumento pode ser justificado, por exemplo, ao considerarmos a recente visita ao país asiático do nosso Presidente, Luís Inácio Lula da Silva, o que mostra o estreitamento de laços (não apenas comerciais) que o governo brasileiro tem buscado com este antigo parceiro. A aprovação desta ação amplia as possibilidades de atuação da UFOP junto a um dos mais estratégicos parceiros do Brasil, que é a China. Em conclusão, a propositura da presente ação extensionista busca, portanto, formalizar ações já existentes, bem como expandir a possibilidade para colaborações com outras instituições e organizações.

Esse projeto integra o Programa: CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS – CLIC – UFOP

Coordenador Docente: ANDERSON ANTONIO GAMARANO

E-mail: andersongamarano@ufop.edu.br

Setor: DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (DRI)