O projeto de extensão “Explorando a Cianotipia, Fitotipia e Antotipia na Educação STEAM: Uma Jornada Interdisciplinar de Física e Química” surge como resposta à necessidade urgente de proporcionar uma experiência educacional enriquecedora, inovadora e interdisciplinar para estudantes do ensino fundamental e médio. Ancorado nos princípios da Educação STEAM, que visa integrar Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o projeto amalgama técnicas artísticas, como cianotipia, fitotipia e antotipia, aos fundamentos essenciais da Física e Química. A metodologia adotada envolve etapas progressivas, desde sessões introdutórias STEAM até a exposição final, integrando conceitos físicos e químicos às práticas artísticas. Além de desenvolver habilidades técnicas, o projeto promove a interação entre arte e ciência, proporcionando aos alunos uma compreensão tangível e duradoura dos princípios científicos. A escolha de técnicas baseadas em processos químicos e vegetais ressalta o compromisso com a sustentabilidade e a consciência ambiental. O projeto busca atuar em escolas públicas e privadas, impactando diretamente os alunos e, por meio de uma exposição, a comunidade escolar. O projeto aspira não apenas fornecer uma base sólida em Física e Química, mas também inspirar uma apreciação duradoura pela ciência, arte e inovação, promovendo uma educação STEAM integrada e holística.

Coordenador Docente: SAVIO FIGUEIRA CORREA

E-mail: saviofcorrea@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E APLICADAS (DECEA)

Endereço: R. Trinta e Seis, 115 – Loanda, João Monlevade – MG, 35931-008