Escola de Teatro Político e Popular de Minas Gerais

Este projeto tem como intenção a organização/criação de uma Escola de Teatro Político e Popular em Minas Gerais, visando investigar e potencializar as experiências da pedagogia e da linguagem teatral em suas relações já existentes com movimentos sociais organizados. Não se trata de um espaço físico, mas de uma proposta pedagógica planejada para um período mais extenso. A proposta articula o trabalho do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5893650868206891), do qual o proponente é integrante, o Teatro do Tumulto, grupo também mantido pelo proponente no âmbito da UFOP há anos, e iniciativas culturais realizadas pela entidade Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP. O projeto tem como intenção integrar a Rede Internacional de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America, que está em processo de construção coletiva, contando com universidades, grupos de pesquisa, coletivos de teatro e vídeo e movimentos sociais do Brasil, Argentina, Uruguai e Espanha.

Coordenador Docente: Ernesto Gomes Valença

E-mail: ernestovalenca@ufop.edu.br

Setor: Departamento de Artes (DEART)

Vigência