Ecopontos de materiais recicláveis: da UFOP para toda comunidade

A gestão adequada de resíduos sólidos tem como premissa a destinação final com soluções economicamente viáveis, de acordo com a legislação e as tecnologias atualmente disponíveis, mas acabam, ainda em parte, sendo despejados a céu aberto, lançados na rede pública de esgotos ou até queimados. A reciclagem em conjunto com outras estratégias é uma alternativa promissora para retornar como insumo e gerar economia de recursos naturais, dentre diversas outras vantagens. A Universidade Federal de Ouro Preto inaugurou recentemente 12 pontos de entrega voluntária no campus morro do cruzeiro para atender não somente suas demandas internas, mas também toda comunidade. Assim, esta proposta tem como objetivo a promoção de mobilizações sociais para melhorar os índices de usabilidade dos ecopontos de materiais recicláveis instalados no campus morro do cruzeiro da UFOP por moradores dos bairros adjacentes e visitantes esporádicos. Tem-se a expectativa que a ação promova uma efetiva conexão entre comunidade universitária, associações de catadores e população ouropretana em prol da responsabilidade compartilhada dos resíduos sólidos.

Coordenador Docente: TAMARA DAIANE DE SOUZA

E-mail: tamara.souza@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA URBANA (DEURB)

Endereço: R. Nove, 293 – Bauxita, Ouro Preto – MG