Do chão da escola para o da Universidade: aprendendo com quem faz

Muito se fala na Universidade acerca da formação docente e, mesmo que haja inúmeros esforços, pouco se ouve os professores que estão na escola como parte da formação de futuros profissionais. Acreditamos, em concordância com Paulo Freire, na educação enquanto formação constante, como troca de experiências e saberes. Também pensamos que devemos estar sempre aptos a aprender com os que nos precederam, mas também com nossos contemporâneos. Dessa forma, nada melhor do que pensar em um projeto para ouvir os professores da educação básica a respeito de modos de trabalhar literaturas nas escolas, aprender com aqueles que estão no dia-a-dia da sala de aula. Quais práticas deram certo? Quais não? Como pensar o ensino a partir de realidades diversas? Como trabalhar uma obra de literatura na sala de aula? Como desenvolver projetos literários? São alguns questionamentos que movem nossa proposta.

Esse projeto integra o Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)

Coordenador Docente: RODRIGO CORREA MARTINS MACHADO

E-mail: rodrigo.machado@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)