Dignidade e Saúde Menstrual em Ouro Preto, Joao Monlevade e Mariana – MG

A dignidade menstrual é um movimento social que visa a garantia dos direitos humanos de meninas, mulheres e outras pessoas que menstruam, como o acesso a tecnologias de gestão menstrual (absorventes e coletores menstruais), água, banheiro, privacidade e segurança durante o período menstrual, educação menstrual, conhecimento sobre o corpo e os ciclos hormonais, entre outros aspectos que combatam a precariedade ou pobreza menstrual. Os temas da dignidade e da saúde menstrual compõem o Programa Nacional de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual no Brasil (Lei 14.214/2021) e fazem interface com o Programa Saúde nas Escolas, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Através deste projeto, objetivamos levar os temas da dignidade e da saúde menstrual para ser discutido no âmbito das unidades acadêmicas do Campus da UFOP em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade com a finalidade de oferecer informações e conhecimentos para a emancipação das mulheres e outras pessoas que menstruam no ambiente universitário, gerando autonomia e capacitando-as para que façam escolhas conscientes e informadas mediante suas necessidades menstruais. ALém disso, planeja-se junto a PRACE que esta temática seja permanente e que políticas institucionais sobre este tema sejam implementadas.

Coordenador Docente: CLAUDIA MARTINS CARNEIRO

E-mail: carneirocm@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ANALISES CLINICAS (DEACL)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro. Bauxita, Ouro Preto – MG