DESENVOLVIMENTO E RECONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE MARIANA E OURO PRETO

Este núcleo tem como objetivo viabilizar projetos e programas com o intuito de geração de emprego e renda para além da atividade minerária e, neste sentido, pensar o desenvolvimento local de maneira sustentável. Assim, o objetivo é contemplar as demandas reais da sociedade local e de suas instituições, priorizando aquelas fundamentadas na construção da cidadania e na consolidação de uma sociedade mais justa e democrática. Neste contexto, alguns eixos são norteadores, a saber, a economia criativa, a economia da cultura e tecnologia enquanto alternativas ao desenvolvimento local, notadamente analisar as atuais formas de emprego e renda alternativas à mineração. A noção de economia criativa não é exercício de retórica, ou modismo teórico. O papel da criatividade aqui possui centralidade econômica. Sua definição é bastante diversa, tanto nas respectivas áreas de estudo, quanto nas dimensões que a envolvem. A terminologia, via de regra, está vinculada às áreas artística, científica e econômica, sendo que nesta última a criatividade se aproxima das inovações de produto e processo. Ela é relevante aqui para a definição de economia e indústria criativas, bem como de capital. O projeto pretende justamente abordar as formas de produção e acumulação desse capital de novo tipo. Sua acumulação passa pelas instituições, por práticas quotidianas, pela universidade e pela formação de recursos humanos. Ou seja, as novas perspectivas de desenvolvimento e transformação territorial estão amplamente vinculadas a transformações culturais. Assim, o objetivo central é promover a vocação do desenvolvimento local a serem estudados em Mariana e Ouro Preto, quais sejam, o patrimônio histórico e produção de memória, produção artesanal, produções artísticas em geral (cênica, musical e demais) e empreendimentos vinculados à inovação tecnológica e social. À medida que se aprofunda nesse conhecimento, identificar as ações potenciais para uma melhor qualificação dos empreendimentos vinculados à área da economia criativa e da tecnologia, articulando a sociedade civil e as instituições públicas para a estruturação de políticas que possam dar sustentabilidade em termos de emprego e renda aos cidadãos de Ouro Preto e Mariana.

Coordenador Docente: ANDRE MOURTHE DE OLIVEIRA

E-mail: andre.oliveira@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ECONOMICAS (DEECO)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000