DESENVOLVENDO PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MG

A escola constitui-se como o ambiente ideal para as ações de promoção e prevenção da saúde e bem-estar, pois depois da família, é o primeiro grupo social da criança, e, dessa forma, um ambiente favorável para a educação em saúde. O projeto desta ação foi idealizado em 2018, para atender uma demanda das escolas da Zona Urbana de Mariana/MG, na época intitulado “Desenvolvendo Práticas Alimentares Saudáveis nas Escolas do Município de Mariana/MG. Diante dos resultados positivos obtidos nas escolas de Mariana, decidimos oferecer tais atividades para as escolas do município de Ouro Preto/MG. A presente proposta tem como objetivo trabalhar a Educação Alimentar e Nutricional com as crianças do ensino fundamental I, através de atividades lúdicas, como teatros, gincanas, fantoches e brincadeiras, sendo as atividades programadas com apoio e aprovação das coordenadoras pedagógicas das escolas. Todos os anos, antes de iniciarmos nossas atividades, realizamos uma reunião com as diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais, e definimos as faixas etárias, cronograma e atividades que serão realizadas. Esta ação proporciona a orientação dos alunos de graduação, fortalecendo o aprendizado através da inserção na extensão universitária, assim como ampliando os conhecimentos e experiências sobre o desenvolvimento de estratégias de Educação Alimentar e Nutricional na infância, fundamental para a formação dos graduandos em Nutrição. A articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, assim como todas as escolas contempladas, abre caminhos para novos projetos de extensão e pesquisa, assim, esta ação é ilimitada na sua capacidade de gerar conhecimentos na área. Como forma de avaliação recebemos, após a realização de todas as ações, um retorno das diretoras das escolas, através de um documento enviado pela Secretaria de Educação do município. Considerando as mudanças ocorridas nos hábitos alimentares da população nos últimos anos, e a facilidade de aquisição de produtos ultraprocessados, faz-se necessária a educação alimentar e nutricional, principalmente nas fases iniciais da vida. Diante dessa necessidade e, considerando a elevação do número de crianças obesas e a perspectiva de aumento desses números nos anos futuros, esta ação propõe atividades que auxiliarão no processo de formação dos hábitos alimentares das crianças e seus familiares, atuando assim como uma forma de prevenção da obesidade e Síndrome Metabólica.

Coordenador Docente: SILVANA MARA LUZ TURBINO RIBEIRO

E-mail: silvana.ribeiro@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRICAO CLINICA E SOCIAL (DENCS)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita