Descarte Responsável: ações para o gerenciamento correto de resíduos especiais

A sociedade busca constantemente formas de manejo dos resíduos gerados pelas atividades humanas e, no caso de resíduos especiais, como lâmpadas, medicamentos e outros, essa preocupação se torna maior. Os riscos ambientais e à saúde humana são os principais elementos que retratam a importância da gestão deste tipo de descarte. Por estarem atrelada às atividades cotidianas, a geração de resíduos pode não ter a possibilidade de não ocorrer, devendo-se adotar meios apropriados para descarte. Nesse contexto, surge alguns instrumentos, como a logística reversa, que propicia a circularidade dos resíduos na cadeia econômica, relacionando-se diretamente com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos materiais. A Universidade Federal de Ouro Preto é uma geradora de resíduos, devendo adotar as ações necessárias para o correto gerenciamento. Além disso, a instituição tem o potencial para se tornar uma difusora da adequação de tais práticas para toda a sociedade, mediante a educação ambiental e sensibilização da comunidade. Desta forma, esta proposta extensionista objetiva principal o fomento do descarte adequado de resíduos especiais pelas comunidades interna e externa do Campus Morro do Cruzeiro, da UFOP. Com o desenvolvimento das propostas, espera-se sensibilizar a comunidade de influência da universidade sobre a importância do descarte correto, trazendo como consequências a melhoria da gestão dos resíduos urbanos e redução da disposição dos mesmos no aterro controlado do município de Ouro Preto-MG.

Coordenador Docente: MARINA DE MEDEIROS MACHADO

E-mail: marina.medeiros@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (DEAMB)

Endereço: Endereço: Campus Universitário, Bauxita, Ouro Preto – MG