Decolonialidade e educação linguística em línguas estrangeiras

Baseado em pedagogias e críticas decoloniais, este projeto volta-se a professores de línguas em formação inicial e continuada, bem como ao público externo que se interesse pelo debate e criação de projetos outros de educação linguística, mais responsivos aos contextos atuais marcados pela globalização neoliberal, pelas diversas crises que temos enfrentado, incluindo econômica, social, política e ambiental, e pela necessidade de aprendermos a lidar com a diferença (linguística, cultural, social) em outros termos. O projeto, assim, intenta fomentar espaços de discussão, reflexão, problematização e elaboração de propostas alternativas de educação linguística fundamentadas em um conceito de língua como prática social, cultural e política e de educação como formação de sujeitos críticos, participantes ativos de suas comunidades e agentes de transformação. Tais conceitos implicam em uma ação informada sobre o mundo e abrem a possibilidade de diálogo produtivo entre universidade, escola e sociedade no concernente ao papel da educação linguística em língua estrangeira, ao engajamento com projetos de interculturalidade crítica visando ao encontro com o Outro e a uma práxis pedagógica baseada em uma ética responsável. Finalmente, por seu caráter abrangente e crítico, o projeto busca responder às realidades diversas com as quais a educação tem se deparado, incluindo os processos de internacionalização, o imperativo da língua inglesa e as complexidades que tais processos encerram.

Esse projeto integra o Programa: CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS – CLIC – UFOP

Coordenador Docente: JHULIANE EVELYN DA SILVA

E-mail: jhuliane.silva@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)