Conheça a UFOP: a escola na universidade

A presente proposta tem como objetivo promover a aproximação da comunidade escolar com a Universidade Federal de Ouro Preto, promovendo a visitação aos diferentes Campi da Instituição e a divulgação de informações sobre o acesso e a permanência na UFOP. Pretende-se vincular ao projeto colaboradores (docentes, técnicos e estudantes) de diferentes áreas de conhecimento, em uma perspectiva interprofissional. No que se refere aos graduandos, o projeto propõe o enriquecimento de sua formação acadêmica, promovendo o contato direto com a comunidade e suas demandas e o planejamento de ações práticas de interação dialógica, aprendizagem e intervenção, percebendo o contexto social ao qual se está inserido. Desse modo, a universidade pode aprender com a comunidade e vice e versa, fazendo a interface entre o saber acadêmico e o saber popular, dentro de um projeto social de educação, conforme proposto por Freire (1977). O desenvolvimento das ações estará organizado em torno de duas frentes de trabalho: as demandas recebidas pelo formulário de inscrição para visitação e por meio de contato às escolas do entorno dos três campi da UFOP, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Dessa maneira, pretendemos que o alcance dessas ações mostre aos estudantes da comunidade que a Universidade está aberta para recebê-lo e acessar os seus cursos.

Coordenador Docente: LETICIA PEREIRA DE SOUSA

E-mail: leticiasousa@ufop.edu.br

Setor: PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD)

Endereço: Centro de Convergência, Campus Universitário Morro do Cruzeiro s/n – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000