Comunidade e reciclagem: estratégias da UFOP para fomento da coleta seletiva

A gestão de resíduos sólidos é formada por um conjunto de práticas que promovem o seu manejo adequado, mitigando impactos de ordem socioeconômica e ambiental. A coleta seletiva é considerada uma alternativa para destinação final adequada de resíduos sólidos recicláveis e sua realização deve ser incentivada e trabalhada com todos agentes sociais envolvidos. Mediante a coleta seletiva, torna-se possível a circulação de materiais recicláveis e sua reinserção na cadeia produtiva, gerando renda e conservando a qualidade ambiental. A Universidade Federal de Ouro Preto possui ecopontos para recebimento de materiais recicláveis da comunidade, tanto acadêmica quanto os frequentantes do campus. Além disso, o papel da universidade em expandir o conhecimento a torna uma promotora de ações sustentáveis junto com toda a comunidade de influência. Levando isso em consideração, esta proposta tem por objetivo a difusão do conhecimento a comunidade adjacente e acadêmica do Campus Morro do Cruzeiro da UFOP, para promoção de práticas adequadas da coleta seletiva. As ações propostas têm potencial para fomentar o pensamento sustentável do corpo acadêmico e da população ouropretana, fortalecendo a coleta seletiva como um instrumento de inserção social, de mudanças de perspectivas econômicas e de manutenção da qualidade do meio ambiente.

Coordenador Docente: TAMARA DAIANE DE SOUZA

E-mail: tamara.souza@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA URBANA (DEURB)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita