Circus: Circo Social, Artes Cênicas, Capoeira de Angola

O projeto Circus é a continuidade do projeto Circo Arte Educação que vem sendo realizado desde 2009 realizando atividades sócio educacionais e artísticas visando o respeito aos direitos da criança e do adolescente, ao reunir a brincadeira à expressividade artística – circo, música, teatro e dança. Acontece em parceria com o Circo da Gente que é organizado pela Organização Cultural Ambiental tanto na lona circense quanto no OPTC – Ouro Preto Tênis Clube. São desenvolvidas as seguintes especificidades circenses: acrobacia aérea e de solo, equilibrismo, malabarismo e palhaçaria, que ocorrem em três tardes da semana. As habilidades circenses concorrem para o bom desenvolvimento dos aspectos cognitivos e socioafetivos dos participantes, despertando os potenciais de cooperação e integração na comunidade. Além disso, são oferecidas oficinas de iniciação circense para os alunos/jovens do curso de Artes Cênicas, buscando uma integração entre o projeto e a universidade, bem como um laboratório de linguagens artísticas que se integram ao circo. Desde 2017, as oficinas de Capoeira de Angola, em parceria com o grupo Iúna, vêm agregar as atividades de matriz africana, ampliando as possibilidades corporais e socioculturais da lona da Estação. Todas essas ações se integram à busca pela promoção da saúde e bem estar social, possibilitando diálogos entre as áreas de artes e da saúde da UFOP.

Coordenador Docente: RICARDO CARLOS GOMES

E-mail: ricardo.gomes@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART)

Endereço: R. Cinco, 106 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000