Ciência, substantivo feminino: nossas meninas são de Ouro.

O machismo estrutural aliado à pobreza e à falta de oportunidades tem contribuído para que mulheres tenham piores empregos, menores salários, sofram violências diversas, sendo inferiorizadas em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na ciência. No meio acadêmico ou na indústria, as meninas não se veem representadas em várias áreas do conhecimento e muito cedo se deparam com um futuro estigmatizado. A ciência, apesar de peça inquestionável para avanço nas áreas da saúde, alimentação, ambiente, tecnologia, não delinea diferente cenário. Ainda assim, produz conhecimento, melhora a qualidade de vida e contribui para a redução das desigualdades sociais, formação de senso crítico e empoderamento feminino. Nesse sentido, esse projeto tem o objetivo de reduzir as desigualdades de gênero, inserindo meninas no âmbito da ciência, no município de Ouro Preto. Anualmente, será selecionado um grupo de 30 alunas do 8º e 9º ano das escolas públicas de Ouro Preto (totalizando 60 estudantes) para participar de 12 encontros com professoras-cientistas da Universidade Federal de Ouro Preto, de diferentes áreas do conhecimento: biológica, engenharia e museologia. Mensalmente, as estudantes participarão de atividades científicas em laboratórios de ensino e pesquisa da instituição e espaços como museus e parques, como estratégia para a aprendizagem significativa. Serão trabalhadas, por exemplo: a investigação dirigida, a experimentação, atividades lúdicas, abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Como estratégias complementares serão ofertadas palestras e rodas de conversa sobre ciência e tecnologia e questões relativas às assimetrias de gênero. Como resultado, espera-se contribuir para a redução das desigualdades de gênero através da capacitação e empoderamento das estudantes, para que desenvolvam suas potencialidades e possam atuar na sociedade e no mercado de trabalho com segurança e dignidade.

Coordenador Docente: PATRICIA DE ABREU MOREIRA

E-mail: patricia.moreira@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE BIODIVERSIDADE, EVOLUÇÃO E MEIO AMBIENTE (DEBIO)

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136