Centro de formação sobre regimes de bens para o casamento

A escolha do regime de bens é decisão elementar, ínsita ao ato de se casar. Todavia, a prática parece demonstrar que os nubentes, via de regra, resistem a efetivamente discutir o assunto por entender que o que os leva a casar é o amor; não o dinheiro. Esta realidade demonstra, então, certa carência de conhecimento dos noivos acerca do tema, a qual, caso suprida, pode contribuir para que escolhas sejam feitas de maneira verdadeiramente autônoma, evitando-se problemas e transtornos no curso e quando do fim do casamento (por divórcio ou morte). O propósito deste projeto é nutrir os interessados, em processo de celebração matrimonial, de informações relevantes sobre os regimes de bens possíveis e das vantagens e desvantagens que cada um deles apresenta, a fim de que possam eleger o que melhor lhes atenda. Desta forma, pretende-se promover um conhecimento do tema e quiçá instalar uma cultura de naturalidade nestas discussões, de forma a prevenir e evitar situações futuras de conflito.

Coordenador Docente: RENATA BARBOSA DE ALMEIDA

E-mail: renata.barbosa@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE DIREITO (DEDIR)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita