Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas: Resgate e Preservação da Memória

Este projeto tem por objetivo geral promover a higienização e a preservação do acervo da Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas (BIBORAR – EM), de modo a possibilitar a preservação da memória institucional e a melhoria do acesso às informações nele conservadas através do acesso remoto. A importância principal reside no fato de que o acervo da BIBORAR – EM traz em seu escopo não somente a memória histórica e cultural, coletiva e individual, mas também o caráter científico e tecnológico da Escola de Minas e da UFOP. Para o desenvolvimento das atividades, será adotada, em linhas gerais, a metodologia que vem sendo desenvolvida desde setembro de 2021, compondo de treinamento sobre os procedimentos técnicos de higienização e conservação adotados no setor. A avaliação do projeto se dará por meio da quantificação de materiais higienizados e também da quantificação de acervos que possam estar disponíveis em outras bibliotecas que possuem obras raras e que tenha disponibilizado digitalmente acervos correlatos. Espera-se, com este projeto, descobrir quais livros pertencentes ao acervo da BIBORAR estão disponibilizados digitalmente em outras plataformas e promover a higienização como método preventivo de preservação. Pretende-se, ainda, disponibilizar o acesso virtual ao acervo como forma de divulgá-lo e preservá-lo, atendendo, de maneira regular, estudantes, professores e pesquisadores em geral.

Esse projeto integra o Programa: MCT, BIBORAR e APEM: preservação e difusão do conhecimento

Coordenador Docente: CRISTIANE MARIA DA SILVA

E-mail: cristiane.maria@ufop.edu.br

Setor: DIRETORIA DE BIBLIOTECAS E INFORMAÇÃO (SISBIN)