Arsenout: zero arsênio, saúde a mil

A presente proposta visa aplicar as tecnologias desenvolvidas pelo Grupo de Físico-Química Orgânica (GFQO) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para mitigação de problemas socioambientais que afetam diretamente a saúde humana. As tecnologias de adsorção desenvolvidas pelo grupo já foram extensivamente testadas em escala de bancada (em batelada e coluna de leito fixo em sistema mono e multicomponente), demonstrando elevado potencial para aplicação em sistemas de tratamento de água. A proposta será desenvolvida sob dois pilares: 1) aplicação do novo adsorvente renovável no município de Ouro Preto por meio de um Produto Mínimo Viável (Minimum Viable Product – MVP) capaz de remover arsênio da água. O MVP será acoplado em filtros de barro para utilização pelas famílias que utilizam água superficial e/ou subterrânea contaminada como fonte alternativa de abastecimento; 2) o escalonamento de produção da tecnologia que será utilizada no MVP. Serão considerados aspectos técnicos, econômicos e ambientais ligados ao aumento de escala de produção dos bioadsorventes para otimização do processo produtivo, visando à viabilidade da tecnologia no contexto industrial de larga escala. Busca-se contribuir, principalmente, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 6, relacionados ao fornecimento de água potável e com o avanço no nível de maturidade da tecnologia de adsorção desenvolvida pelo GFQO de modo a aumentar o potencial de sua transferência para o mercado. A seleção da equipe envolvida foi direcionada para a formação do Grupo Extensionista de Pesquisa necessário para concorrer pela Faixa B da Chamada FAPEMIG 11/2022. As parcerias firmadas com a Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto, o Laboratório de Química Tecnológica Ambiental e o Laboratório de Geoquímica Ambiental mostram a relevância da iniciativa que busca integrar a universidade, o governo e a sociedade.

Coordenador Docente: LEANDRO VINICIUS ALVES GURGEL

E-mail: legurgel@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE QUIMICA (DEQUI)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita