Arquivo Permanente da Escola de Minas: Resgate e Preservação da Memória

Este projeto tem por objetivo geral promover a organização dos documentos do Arquivo Permanente da Escola de Minas (APEM), de modo a possibilitar o resgate e a preservação da memória institucional e a melhoria do acesso às informações nele conservadas. Sua importância principal reside no fato de que os documentos do APEM trazem em seu escopo não somente a memória histórica e cultural, coletiva e individual, mas também o caráter científico e tecnológico da Escola de Minas e da UFOP. Para o desenvolvimento das atividades, será adotada, em linhas gerais, a metodologia que vem sendo desenvolvida desde o 2º semestre de 2018: treinamento sobre os procedimentos técnicos de organização e conservação adotados no setor e determinação de uma política de acesso e consulta ao acervo. A avaliação do projeto se dará por meio de questionário aos usuários do APEM e reuniões de planejamento. Espera-se, com este projeto, que o restante da massa documental do Arquivo Permanente da Escola de Minas seja, separada, higienizada e organizada de modo que o setor possa continuar atendendo o público, de maneira regular, para o acesso de estudantes, professores, pesquisadores, familiares de ex-alunos e o público em geral.

Esse projeto integra o Programa:  MCT, BIBORAR e APEM: preservação e difusão do conhecimento

Coordenador Docente: DANIELA DE OLIVEIRA PEREIRA

E-mail: daniela@ufop.edu.br

Setor: COORDENAÇÃO DO MUSEU DA ESCOLA DE MINAS (CMCTEM)