ARQUIVO ABERTO – Biênio 2024-2025

O Projeto Arquivo Aberto Biênio 2024-2025 retoma as ações desenvolvidas em propostas de ação educativa em curso desde 2017, cuja primeira edição aconteceu em 2008. Visa promover uma interação entre a comunidade universitária estimulando o envolvimento de alunos de graduação (História, Letras, Pedagogia, Jornalismo) e a comunidade de Mariana (estudantes e professores da rede pública, população local, estudantes/visitantes de modo geral) através da criação e do desenvolvimento de atividades de Educação Patrimonial. Objetiva estimular o (re)conhecimento em via de mão-dupla do acervo documental do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM) e de experiências das histórias locais – do passado e do presente – como patrimônio cultural da sociedade, propondo ações que ofereçam a articulação entre história, o registro documental e a memória da comunidade, no intuito de viabilizar o fomento à construção de identidades e da cidadania. Envolve ações que conjugam a pesquisa, o ensino e a prática extensionista, propondo uma abordagem interdisciplinar do patrimônio documental sob a guarda do LPH. A proposta apresentada para esse novo biênio conjuga ações tradicionalmente direcionadas ao público escolar com outras iniciativas de divulgação e atuação por meios digitais, como podcasts, lives, redes sociais. Integra ainda essa proposta a expectativa de explorar novas alternativas de atividades que possam ser integradas às ações em curso e aquelas realizadas de forma itinerante, levando o Arquivo Aberto à escola. A realização das atividades de ação educativa propostas são aqui entendidas e executadas na perspectiva dialógica, conectando saberes acadêmicos e saberes coletivos de forma colaborativa, valorizando o aprendizado do público escolar e geral, como também dos estudantes da graduação e docentes. Para estimular a promoção dessa interação, focamos na realização de ações que estimulam e valorizam a voz e experiência do público alvo, assim como a dos bolsistas e voluntários. A criação e produção desse universo de atividades, e a reflexão realizada a partir dessas experiências contribuem para a reflexão em torno da constituição de acervos e memórias pessoais, da história coletiva, e o desenvolvimento de uma consciência patrimonial, estimulando o reconhecimento e a incorporação à experiência contemporânea desse conjunto documental e dos elementos culturais imateriais de que são portadores como herança e como traço identitário.

Coordenador Docente: CLAUDIA MARIA DAS GRACAS CHAVES

E-mail: claudia.chaves@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DEHIS)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000