ARQUIVO ABERTO – Biênio 2022-2023

O Projeto Arquivo Aberto Biênio 2022-2023 é uma releitura do projeto de mesmo nome, cuja primeira edição foi realizada 2008, tendo sido reeditado desde 2018, e visa promover uma interação mais efetiva entre a comunidade universitária (envolvendo alunos de cursos de graduação em História, Letras, Pedagogia, Jornalismo) e a comunidade de Mariana – envolvendo estudantes e professores da rede pública, a população local e grupos de estudantes/visitantes de outras cidades de modo mais geral – através da criação e do desenvolvimento de atividades inseridas no que se denomina Educação Patrimonial. Objetiva estimular o (re)conhecimento em via de mão-dupla do acervo documental do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana e da experiência das histórias locais do passado e do presente como patrimônio cultural da sociedade local/nacional, oferecendo ações que proponham a articulação entre história, o registro documental e a memória da comunidade, viabilizando, por conseguinte, o fomento à construção de identidades e da cidadania. Envolve ações que conjugam a pesquisa, o ensino e a prática extensionista, propondo uma abordagem interdisciplinar do patrimônio documental sob a guarda do LPH. A proposta apresentada para esse novo biênio incorpora às ações tradicionalmente direcionadas ao público escolar outras atividades desenvolvidas pelo projeto nos últimos dois anos, quando a crise sanitária decorrente da pandemia de COVID-19 impôs uma reorientação das atividades previstas e o desenvolvimento de outras iniciativas de divulgação e atuação por meios digitais, como a criação de podcasts, lives, seminários e a atuação mais efetiva nas redes sociais. Também integra a proposta o interesse em elaborar ações que possam ser realizadas de forma itinerante, levando o arquivo à escola. A realização das atividades de ação educativa propostas devem ser entendidas e executadas na perspectiva dialógica, incorporando os saberes acadêmicos e os saberes coletivos de forma conjugada e colaborativa, valorizando o aprendizado quer do público escolar ou geral, como dos estudantes da graduação. Para estimular a promoção dessa intercessão, planejamos a constituição de um “acervo em segundo plano”, que incorpore as percepções, memórias e histórias elaboradas pelos participantes, ao modelo do que se observa, por exemplo, em certos grupos de redes sociais. A criação e produção desse universo de atividades, e a reflexão realizada a partir dessas experiências contribuem para o desenvolvimento de uma consciência patrimonial, estimulando o reconhecimento e a incorporação à experiência contemporânea desse conjunto documental e dos elementos culturais imateriais de que são portadores como herança e como traço identitário.

Coordenador Docente: CLAUDIA MARIA DAS GRACAS CHAVES

E-mail: claudia.chaves@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DEHIS)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000