Águas de Ouro Preto: Consumo sustentável e Geoturismo

Ao longo de anos o PET Engenharia Geológica estudou a qualidade da água consumida pela população ouropretana, assim construindo um robusto banco de dados. Contudo, algumas análises apresentaram níveis preocupantes de contaminantes como metais pesados e coliformes fecais. Inspirado no projeto “Água, Saúde e Ciência para Todos” desenvolvido pelo PET Engenharia Geológica, em um contexto pré-pandemia, o projeto “Águas de Ouro Preto: Consumo sustentável e Geoturismo” busca retomar e dar continuidade ao trabalho de levar para a comunidade os resultados de tais análises. Por meio de palestras e atividades lúdicas realizadas em escolas do ensino fundamental e médio, o presente projeto visa disseminar o conhecimento acerca dos temas: geoconservação e geoturismo, águas de Ouro Preto; consumo sustentável; problemas de saúde relacionados ao consumo de água contaminada, saneamento básico e técnicas de filtragem. Através desses encontros, buscamos agregar pensamento crítico, sustentabilidade ambiental e noções de cidadania na formação dos alunos da rede pública da região, assim contribuindo para uma participação ativa na sociedade.

Coordenador Docente: ADIVANE TEREZINHA COSTA

E-mail: adivane@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA (DEGEO)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita