Áfricas em trânsito: diálogos mediados pelas linguagens da literatura, da música e do cinema africanos

Inspirada nas ideias que configuram uma “pedagogia decolonial” (WALSH, 2009) e assentada no princípio da interação dialógica, a proposta visa fazer uso da literatura, da música e do cinema africanos como objetos para a troca entre sujeitos da universidade e da educação básica. Com a parceria dos colegas da Escola Estadual João Ramos Filho, acreditamos poder contribuir com os esforços para a efetiva implementação das leis que criaram a necessidade do ensino das histórias e das culturas africana e afro-brasileira, no país, bem como com os esforços dos movimentos negros de Mariana e região para o combate às ideologias racistas ainda vigentes entre nós.

Coordenador Docente: BERNARDO NASCIMENTO DE AMORIM

E-mail: bernardo.amorim@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000