Acolhimento e humanização do atendimento laboratorial para crianças e gestantes

O ambiente clínico-laboratorial frequentemente não proporciona um atendimento humanizado e acolhedor às crianças e às gestantes. Em relação ao público infantil, este ambiente normalmente é tido como hostil, principalmente no que se refere à execução de procedimentos. A coleta sanguínea, realizada através de punção venosa, é alvo de resistência, apreensão e medo por parte destes pacientes, assim como dos seus responsáveis. Além disso, é frequente a realização de exames laboratoriais durante a gestação, período em que podem ocorrer desconfortos físicos e emocionais. Assim, o objetivo deste trabalho é organizar o Laboratório de Análises Clínicas (LAPAC) – Escola de Farmácia para proporcionar uma experiência acolhedora e humanizada durante o atendimento laboratorial de crianças e gestantes. Para isso, será realizada reunião com a equipe para avaliação da situação atual, discussão das demandas e propostas para aprimoramento do atendimento de cada público e avaliação da necessidade de adequação do espaço físico do laboratório. Após a implementação das ações e modificações necessárias, será avaliada a satisfação dos usuários do LAPAC para que o atendimento infantil e às gestantes seja constantemente aperfeiçoado. Ainda, a inclusão de alunos de graduação nesta ação de extensão que visa a organização do LAPAC para o atendimento a estes grupos especiais será muito importante para a sua formação.

Coordenador Docente: NAYARA NASCIMENTO TOLEDO SILVA

E-mail: nayara.silva@ufop.edu.br

Setor: Departamento de Análises Clinicas (DEACL)

Endereço: Campos Morro Do Cruzeiro s/n – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000