AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E MÍDIAS DIGITAIS DE APOIO À RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA URBANA

A crise ecológica e os danos ambientais têm afetado a qualidade de vida e a sociedade em diferentes âmbitos, com especial destaque na resiliência do nosso planeta. Portanto, a participação social em questões relacionadas à Ecologia Urbana é necessária para estimular uma mudança nos modos e comportamentos que geram danos à natureza, inclusive ao ser humano. Neste sentido, o presente projeto de caráter extensionista tem como objetivo contribuir para a promoção da autonomia e pensamento crítico dos cidadãos, bem como motivar a mobilização de comunidades para a restauração ecológica urbana. Para tanto, serão executadas seis ações socioambientais: (I) “Webinar: VII Encontros & Diálogos Ecológicos” com palestras e debate sobre temas ecológicos, transmitido ao vivo no canal do Youtube “Encontros & Diálogos Ecológicos”; (II) “Oficina de Compostagem Doméstica”; (III) “Ecologia na Escola” que realizará atividades lúdicas relacionadas a ecologia em escola pública de nível Fundamental I; (IV) “Expedição Ecológica” que visa explorar a riqueza das espécies e os impactos antrópicos da região, além do uso de (V) mídias digitais para a “Divulgação de conteúdos Ecológicos” e (VI) “Podcasts”. Assim, espera-se o desenvolvimento de novas perspectivas ecológicas que possam motivacionar mudanças de comportamento e a autonomia cidadã por meio da troca de saberes.

Coordenador Docente: WANNA CARVALHO FONTES

E-mail: wanna.fontes@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA URBANA (DEURB)

Endereço: 499, R. Nove, 293 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000