A UNIVERSIDADE POPULAR COMO HORIZONTE

O presente projeto, vinculado ao Programa de Extens√£o Wiphala -Frente de Trabalho intenta pautar e debater acerca da universidade popular e, dessa forma, ampliar o car√°ter e o √Ęmbito acad√™mico-formativo aos/√†s discentes da UFOP e apresentar a universidade aos estudantes do ensino m√©dio da Escola Estadual Dom Benevides. Justifica-se pelos incessantes ataques que o direito √† educa√ß√£o p√ļblica tem sofrido historicamente, especialmente nos √ļltimos governos federais que assumiram a perspectiva neoliberal e privatizante da educa√ß√£o e universidade p√ļblica. Pretende resgatar a educa√ß√£o e a universidade p√ļblica enquanto fruto e resultado de lutas hist√≥ricas das for√ßas progressistas de nosso pa√≠s, de esfor√ßos de intelectuais engajados/as na luta por direitos sociais. Tamb√©m, resgatar movimentos hist√≥ricos fortemente reivindicados na defesa da universidade p√ļblica contempor√Ęnea, como o Movimento de C√≥rdoba, que inspirou e continua inspirando o movimento estudantil latino-americano, bem como, incide e influencia na luta sindical docente em defesa do car√°ter p√ļblico, da autonomia universit√°ria, dentre outros √Ęmbitos da universidade p√ļblica. Assim, este projeto acontecer√° por meio de rodas de conversas no ICSA e na Escola Don Benevides, bem como realizar√° visitas guiadas de estudantes do ensino m√©dio desta escola a UFOP, especialmente ao ICSA e ICHS localizados pr√≥ximos da escola parceira da proposta. Ressalta-se que este projeto dialogar√° com o projeto PET na Escola realizado pelo PET do ICSA, no qual a proponente √© tutora.

Coordenador Docente: KATHIUCA BERTOLLO

E-mail: kathiuca.bertollo@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO)

Endere√ßo: RR. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000